VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA

“Empreender é a combinação de experiência com criatividade. Em muitos casos, o empreendedor possui experiência no negócio, porém, desconhece das particularidades da cadeia produtiva e das variáveis envolvidas na produção, distribuição e oferta de um novo produto e/ou serviço.

A viabilidade econômica e financeira tem como objetivo mitigar os ricos para o empresário. O projeto de viabilidade econômico-financeira analisa a lucratividade de um empreendimento, observando o potencial de demanda, a saturação do mercado na região, o ponto de equilíbrio e a taxa interna de retorno que a operação oferece ao empreendedor.”

A viabilidade irá responder estas questões, pois além de planilhar todas as possíveis receitas e despesas de custeio (OPEX) e de investimentos (CAPEX), identificará as taxas de retorno do investimento (TIR), o custo de capital próprio e de terceiros (WACC), o serviço da dívida de financiamentos, as modalidades de crédito viáveis para o negócio, indicadores de solvência e ponto de equilíbrio.

Outra análise e uma das mais importante é a projeção de demanda pelos produtos/serviços em função do mercado e das variáveis macroeconômicas que o empreendimento está sujeito. Ainda fundamental a análise da concorrência e a estratégia competitiva que se pretende adotar para obter sucesso no mercado ou nicho que atua.

A viabilidade econômico-financeira costuma ser um projeto meticuloso e obrigatório para empreendedores que buscam investidores e ou financiamentos para equipamentos, edificações, bens de consumo e de capital.

São apresentados os seguintes cálculo, indicadores e premissas:

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?